Adestramento
O adestramento de cães é uma ótima forma de evitar ansiedade e estresse nos bichinhos. Essa prática também é fundamental para que o cachorro possa discernir o certo do errado. Dessa forma, você e o seu peludo poderão viver em harmonia, uma vez que ele deixará de realizar muitas ações indevidas.
O que é o adestramento?
O CTC possui duas unidades de treinamento, uma em Sorocaba e a outra no Rio de Janeiro.
Em ambas as unidades você conta com os nossos serviços de adestramento de cães.
A principal finalidade do adestramento é educar visando estabelecer limites ao cão, ensinando a respeitar, se socializar e obedecer ao seu dono.
Nós do CTC oferecemos o adestramento em dois regimes: Domiciliar e Internato. A decisão de qual é o melhor regime a adotar fica por conta do proprietário.
O programa básico de adestramento tem a duração de aproximadamente seis meses. E cada aula tem a duração prevista de 40 minutos, dependendo da temperatura e da resistência do cão.
Uma dúvida frequente a respeito do adestramento é se existe limitação quanto a idade e raça do cão. Nós sempre esclarecemos que todos os cães independentes da raça podem ser adestrados. A idade ideal é a partir dos 6 meses pois quanto mais cedo começar mais fácil é para o cão aprender.
Por que adestrar um cão?
- Melhora a relação com o dono
- É uma atividade para o cão
- Socialização com pessoas e animais
- Controle na consulta ao veterinário
- Prevenção de acidentes
- Enfoque educativo
- Disciplina para higiene e passeio
Socialização de cães
A socialização faz com que o animal fique acostumado com diversos estímulos que estamos submetidos em uma sociedade.
A socialização pode ser de duas formas passiva e ativa. Na socialização passiva o cão aprende a suportar os estímulos, ou seja, ele vai se acostumar com eles quando expostos a diferentes ambientes, pessoas e outros animais, na socialização passiva o cão é exposto aos estímulos sem uma associação positiva, a associação ocorre ao acaso.
Já a socialização ativa não consiste em acostumar o cão aos estímulos, mas fazer com que ele tenha boas emoções em ambientes diferentes, juntos com pessoas e com animais, essa associação é feita quando, por exemplo, surge um barulho ou algo desconhecido ele ganha um petisco, porém a socialização ativa somente acontece quando o cão interage de forma agradável com os estímulos.